Confea apoia Plano Nacional de Saneamento Básico, que ainda não saiu no papel

via Agência Brasil

Brasília – O Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) prometeu, na sessão plenária ocorrida dia 25/08, apoiar o novo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab). O plano foi apresentado aos membros do conselho pelo presidente da Fundação Nacional de Sáude (Funasa), Gilson de Carvalho Queiroz Filho. “A força produtiva do conselho é de fundamental importância para que o plano saia do papel e seja colocado em prática em nossas cidades”, disse Queiroz Filho.

O presidente da Funasa mostrou números referentes ao atual modelo de saneamento básico, que ainda exclui muitas famílias. “A falta de saneamento está diretamente ligada à baixa renda, ou seja, onde falta recurso, falta saneamento, e não podemos mais aceitar isso”, disse Queiroz Filho. Segundo ele, 93,5% da população urbana já têm acesso à água tratada e esgotamento sanitário, enquanto apenas 32,8% da população rural são atendidos por esses serviços.

“Temos como princípios a universalização e a igualdade do serviço oferecido. Não podemos permitir que quem não pode pagar pelo serviço de saneamento básico continue sem. Mesmo sem dinheiro, o cidadão de baixa renda tem esse direito”, ressaltou.

Para atender a todas as necessidades do Plansab serão investidos R$ 420 bilhões. O plano prevê a integração de todo o sistema de saneamento nas áreas rurais e urbanas e modernização dos processos de gestão do setor. “Grande parte dos problemas nos pequenos municípios está na falta de gestão qualificada”.

O Plansab também prevê investimentos em vilas de agricultores familiares, assentamentos da reforma agrária, terras de quilombo e comunidades tradicionais. Para Queiroz Filho, investir em saneamento sai mais em conta do que gastar dinheiro em redes de atendimento à saúde. “No Brasil, para cada real investido em saneamento básico, economizamos quatro em saúde pública.”

O Plano Nacional de Saneamento Básico ainda vai ser submetido a consulta pública, antes de ser lançado pelo governo.

This entry was posted in Notícias and tagged , , by AgE. Bookmark the permalink.

About AgE

Criada em 1997, a AgE – Tecnologias, Meio Ambiente, Saneamento & Ambiência LTDA, atua na pesquisa, desenvolvimento, fabricação e comercialização de produtos, processos, equipamentos e serviços para a proteção do meio ambiente, saneamento, ambiência e energia. _____Contato: AgE – Tecnologias, Meio Ambiente, Saneamento & Ambiência Ltda. Rua Heriberto Hülse, 3.100 – Jardim Santiago - São José / SC - 88.113-000 Fone: 55 (48) 3346-3005 / Fax: 55 (48) 3346-0739 atendimento@agetec.com.br _____ www.agetec.com.br

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s